Exclusividade Compartilhada revolucionando o mercado imobiliário


O que é exclusividade compartilhada para você?

A expressão pode parecer paradoxal, mas a verdade é que a “exclusividade compartilhada” tornou-se a forma mais rápida e eficaz de se vender ou alugar um imóvel.

Com o advento das Redes Imobiliárias, as empresas que trabalham interligadas passaram a compartilhar de um cadastro único de imóveis exclusivos, aumentando exponencialmente a visibilidade dos imóveis no mercado.

Na prática, um proprietário de imóvel que deseja vendê-lo ou alugá-lo elege uma imobiliária que seja associada a uma Rede Imobiliária e concede a esta empresa a exclusividade da venda ou locação. Por sua vez, a empresa se obriga a compartilhar o cadastro do imóvel com as demais empresas associadas. Desta forma, centenas de profissionais têm acesso simultâneo ao imóvel ofertado, o que possibilita maior celeridade no encontro de um possível interessado.

Esta modalidade apresenta evidentes benefícios aos clientes. Para os que procuram por imóveis, não há a necessidade de se percorrer inúmeras empresas, numa verdadeira peregrinação. Basta escolher uma imobiliária de sua confiança, que esteja trabalhando em Rede e todos os imóveis exclusivos lhe serão exibidos. Já para os proprietários de imóveis, a “exclusividade compartilhada” garante maior rapidez e comodidade, pois não precisará se preocupar em deixá-lo com várias empresas. Confiando seu imóvel ao uma empresa interligada em Rede, automaticamente as demais empresas estarão ofertando aquele imóvel.

A “exclusividade compartilhada” também proporciona ao proprietário maior tranqüilidade, uma vez que somente a empresa responsável por aquele imóvel fará a interface dos interessados com o proprietário. Todas as tratativas, propostas e visitas ao imóvel ficarão sob a responsabilidade da empresa que captou o imóvel.

O imóvel exclusivo é valorizado perante o mercado. O mesmo não acontece quando se oferece um imóvel sem exclusividade. Não é raro nos depararmos com imóveis repletos de faixas de inúmeras imobiliárias, dando a impressão de que está “encalhado”.

A falta de exclusividade favorece avaliações equivocadas, muitas vezes acima do preço de mercado, dificultando e retardando a venda. Empresas que trabalham em Rede têm padronização de normas e procedimentos, assegurando aos clientes assessoria jurídica especializada, além de avaliações consentâneas com o mercado.

A falta de exclusividade poderá acarretar outros inconvenientes, como por exemplo, a cobrança da comissão, em face do vendedor, por duas ou mais empresas que porventura apresentaram o mesmo comprador em épocas diferentes.

Enfim, são inúmeras as vantagens da “exclusividade compartilhada”, que se tornou uma realidade inexorável do mercado imobiliário, proporcionando inegáveis vantagens aos clientes.

Rodrigo Otávio Coelho de Souza
Presidente eleito da Rede Imobiliária Campinas Secovi – Biênio 2014/2015
executivo@redeimobiliariacampinas.com.br